sexta-feira, 16 de julho de 2010

DESCENDANTS

Aqui está uma curta metragem fabulosa. Levou três anos a criar, é em 3D e totalmente feita, guião, desenhos,animação e realização por Heiko van der Scherm.

CELLCRAFT - A ARTE DA CÉLULA


Um jogo muito bom (em inglês),ideal para mergulharmos no interior de uma célula eucariótica. Temos de a alimentar deslocando-nos na sua membrana, aprendemos o que é o citoplasma, o mecanismo celular, etc.É um jogo interessante e até há ataques de vírus.
CELLCRAFT

segunda-feira, 12 de julho de 2010

2010 WORLD CUP- aos vencidos

Não posso esquecer os vencidos, que fomos quase todos. Também merecemos algumas fotografias.





E, claro, a figura principal, o oráculo PAUL. Hoje dizia um espanhol:"o polvo sabe mais que um santo, devíamos comê-lo à galega!"

Fotografias do jornal:Boston.

2010 WORLD CUP

As fotografias fabulosas, claro que começo pela grande Espanha, que soube levantar sempre a cabeça e claro acreditar na vitória. PARABÉNS!ENHORABUENA!


Foi preciso sofrer!



Fotos do jornal:Boston

sexta-feira, 9 de julho de 2010

ENCICLOPÉDIAS e OUTROS

Enciclopédia das Aves de Espanha.
Herbário virtual.
La cienciadelavida
Sempre me fascinaram os desenhos que apareciam nos atlas antigos de botânica, zoologia e mineralogia. A qualidade do desenho, a minúcia e as cores fabulosas das aguarelas quase me impeliam a sentir mais do que o cheiro do papel, levavam-me a imaginar os locais, alguns descritos nos romances de Júlio Verne.
Flores Antigas

Dr. Sabater PI

O ATLAS DO UNIVERSO

Nesta conferência Carter Emmart conta-nos como coordenou os esforços de cientistas, artistas e programadores para criar uma visualização tridimensional completa do Universo conhecido. Tudo isto é contado enquanto nos mostra essa simulação.

A conferência está em inglês mas tem subtítulos em várias línguas, cliquem em View Subtitles,e seleccionem português (Brazil) e pronto, gozem a conferência.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

The Mill Showreel 2010 - (White lies - Death)


Apresento este showreel 2010 da agência "The Mill"uma das melhores em efeitos digitais para publicidade. A banda sonora é dos ingleses "White Lies" e o tema Death.

O INCRÍVEL PROTÃO QUE ENCOLHEU!


Diminutas alterações no raio do protão tem enormes implicações.
O protão parece ser 0,00000000000003 milímetros mais pequeno do que os investigadores pensavam anteriormente, de acordo com um trabalho publicado na Nature.
Notícia na NATURENEWS, ou em português na RTP

PROTÕES PARA ESTUDAR OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO


Investigadores dos Laboratórios Nacionais do Sul (LNS) na Catânia,Itália, pertencentes ao Instituto Nacional de Física Nuclear (INFN), lançaram uma luz sobre a origem de um dos mais extraordinários Manuscritos do Mar Morto. São uma colecção de uns 900 documentos que se descobriram há século em várias grutas próximas do Mar Morto e que constituem os textos bíblicos mais antigos conhecidos, datando desde o período de 100-200 a.C até várias décadas depois do nascimento de Cristo. Esta descoberta foi possível graças ao uso combinado de um novo sistema de análise conhecido como “XPIXE”, patenteado pelos Laboratórios Nacionais do Sul de INFN, e um acelerador de partículas situado na mesmo laboratório.
Os resultados das análises foram apresentadas dia 1 de Julho pelo Professor Giuseppe Pappalardo do INFN, na Conferencia PIXE 2010 no Surrey, Inglaterra.
As análises, que realizaram os físicos do INFN em colaboração com investigadores do IBAM-CNR, revelaram que um dos Manuscritos do Mar Morto, concretamente o Manuscrito do Templo (que não faz parte da narração bíblica, mas descreve a construção e vida de um templo e diz como se devem comunicar as leis ao povo), pode ter sido feito perto do Mar Morto, na área de Qumrán, onde se encontraram los Manuscritos. por outras palavras,os Manuscritos podem ter sido feitos no local.
Para saber mais ler: Interactions.org

quarta-feira, 7 de julho de 2010

INTUIÇÃO RACIONAL

Um programa da TVE, REDES. São programas interessantes sobre diversos assuntos, mas sobretudo ligados à ciência.
São 24 minutos sobre a intuição, e é totalmente extrapolável para o âmbito fotográfico.
Será que controlamos todo o acto fotográfico antes do disparo?

terça-feira, 6 de julho de 2010

GEOGEBRA - PARÁBOLAS o que são?

A utilização do GeoGebra.


5ª Sinfonia de Beethoven(No. 5, graphical score animation, allegro)

LOTHAR COLLATZ



Lothar Collatz não mora nem em Siracusa, nem em Moscovo.

O matemático alemão Lothar Collatz nasceu a 6 Julho de 1910.

Mas a famosa Conjectura de Collatz, criada em 1937, continua a apaixonar porque nunca foi demonstrada. Apaixonou de tal forma os melhores matemáticos americanos que alguns chegaram a dizer que Collatz era agente do KGB:a sua conjectura era na verdade a arma de uma conspiração destinada a minar a verdadeira pesquisa matemática nos Estados Unidos.

Aqui está a arma secreta:
- escolher um número inteiro
- se for par, dividi-lo por 2
- se for ímpar, multiplicá-lo por 3 e somar 1
- recomeçar a partir do resultado.
Por exemplo, partindo de 9, temos sucessivamente 28, 14, 7, 22, 11, 34, 17, 52, 26, 13, 40, 20, 10, 5, 16, 8, 4, 2, 1.
Segundo Collatz, qualquer que seja o número de partida que escolhermos,chegamos sempre a 1.

Se não tiver medo de ser manipulado pelo KGB, pode juntar-se ao projecto BOINC cujo nome é 3x+1@home e procurar números que levem a sucessão de Collatz o mais longe possível. Em Agosto do ano passado chegou-se ao número 2.361.235.441.021.745.907.775 no qual só se chega ao 1 depois de 2284 passos.
Mais modestamente, o site Conjecture de Syracuse (é um outro nome dado à conjectura de Collatz) permite testar números à nossa escolha.

artigo retirado de:Almanach Mathématique

segunda-feira, 5 de julho de 2010

La nueva Selectividad es más fácil



Os exames de acesso ao ensino superior em Espanha estão mais fáceis. Este artigo do El País, La nueva Selectividad es más fácil, dever-nos-ía por a pensar, que algo está mal. Parte do texto fala nos "critérios de correcção adocicados", parece que temos algo em comum.
O artigo é para ser lido com cuidado.

TRABALHO DE CASA!



Ao ler este artigo vejo que alguém anda a fazer o trabalho de casa.É um artigo do EL País. A chave do êxito na escola (colégio)

domingo, 4 de julho de 2010

DUAS GALÁXIAS LIGADAS

Nesta foto podemos ver claramente uma estrela branca que une as duas galáxias. Trata-se de um "cordão" de gás, pó e estrelas de uns 22.000 anos luz de comprimento.
Estas galáxias são a NGC 5216 (a de cima) e a NGC 5218 (a debaixo), situadas a uns 17 milhões de anos luz da Terra. O cordão que as une foi originado pela força gravitacional que atrai ambas galáxias e faz com que girem uma em torno da outra. Daqui a uns milhares de milhões de anos, as galáxias fundir-se-ão e darão origem a uma única galáxia.

A colisão e fusão de galáxias é um fenómeno muito comum no Universo; a nossa galáxia, a Via Láctea, chocará com a sua vizinha Andrómeda dentro de uns 3.000 milhões de anos.
Notícia de APOD
Eis uma simulação.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

PREGUNTAS HERMOSAS

"Preguntas Hermosas" é uma hstória entre duas pessoas, com a mistura do "Poema X" de Pablo Neruda e "Under the Harvest Moon" de Carl Sandburg. está dividido em três partes; a recordação, a perda, e finalmente a aceitação.
A direcção é de David Viau.
Lindíssima.