quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A FORÇA DE ... 7º A



à força de trabalho acabaremos por saber muito mais. Claro que todos os dias ouvem isto, mas aquilo que ninguém consegue tirar-nos,por maior que seja a crise, são os nossos conhecimentos.

TRAINING 8º A


Está na hora de fazer mais um esforço.

sábado, 20 de novembro de 2010

Science of NFL Football: Projectile Motion & Parabolas - Science360 - The Knowledge Network


O título está em inglês, porque é um dos projectos educativos americanos, Science360, ligar o futebol americano à ciência. Nada é deixado ao acaso no mundo do desporto profissional. As explicações são em inglês, paciência!
Science of NFL Football: Projectile Motion & Parabolas - Science360 - The Knowledge Network

Quando o Cinema e a Ciência se encontram!

Para aqueles que gostam de biologia. A Universidade de Harvard oferece-nos vídeos fantásticos.
Em BioVisions poderão ver mais, mas devem ter instalado o Quick Time

VISTO ao MICROSCÓPIO


Esta é apenas uma amostra do que o The New York Times nos mostra na sua edição de hoje. Podem ver-se mais aqui:The New York Times - Science

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL


Muitas vezes queremos pesquisar, não copy/past, sobre os mais variados assuntos e perdemos horas "navegando" no vazio da Internet. A BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL é fabulosa e está em português.
Também se podem fazer pesquisas sobre História Universal em SMARTHISTORY.

CAPELA SISTINA


Não é forçoso ir ao Vaticano para ver a Capela Sistina, uma obra prima do renascimento. Um clic e já estamos lá!

PROPORCIONALIDADE DIRECTA II CEF S/M



Esta é a parte II e contém alguns exercícios que devem tentar fazer!!!! Eu sei que os afazeres são muitos e a vontade, nem por isso!mas devem tentar.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

THOMAS KAILATH



Thomas Kailath, engenheiro electrónico e professor na universidade americana de Stanford e o primeiro indiano a estudar no MIT.
É uma entrevista na La2 de Espanha. Deve ser vista, já que se hoje trabalhamos tanto na Internet isso deve-se muito ao trabalho de Thomas Kailath.

Científicos de frontera - Kailath - 14/11/10

RAIZ QUADRADA & RAIZ CÚBICA 7º A


Agora que sabem calcular qualquer raiz quadrada através do algoritmo da raiz quadrada, sem calculadora, vão ter que resolver esta série de exercícios. Muito trabalho como as abelhas.
Um pouco de história.
O símbolo de raiz apareceu pela primeira vez em 1525 no livro de álgebra Die Cross, da autoria de CHRISTOFF RUDOLFF (1499-1545), porém sem índices que indicassem a natureza da raiz (ou seja, se era raiz quadrada, cúbica, de quarta potência...). O símbolo (sem o travessão) pode ter sido usado por se parecer com a forma manuscrita do r da palavra radix, ou pode ter mesmo sido uma invenção arbitrária.
Este símbolo criado por RUDOLFF não teve aceitação imediata nem mesmo na Alemanha, sua terra natal. A letra l (do latim latus, lado) era muita vezes utilizada. Assim l 4 representava 4.
Em 1655 JOHN WALLIS usou o índice de raiz quadrada da mesma forma que utilizamos hoje: 3 para o conhecido 3x.

domingo, 14 de novembro de 2010

PROPORCIONALIDADE CEF S/M


Algumas explicações sobre a regra de três simples e não só, através de problemas correntes. Este é só o início.

sábado, 13 de novembro de 2010

O JARDIM DO MEU PAI.

Um pequeno filme realizado pelo italiano Mirko Faienza. A natureza vista de perto.O que se descobre num charco perto de casa.
As fotografias foram feitas com a Panasonic HPX 500- lente: Fujinon 17x7.6 HD

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MÚLTIPLOS E DIVISORES 7º A



Sei que é fim de semana, mas alguns devem fazer um pouco mais de esforço. Devem descansar e depois ir fazendo alguns MÚLTIPLOS E DIVISORES.

ERUPÇÃO DO MONTE MERAPI - INDONÉSIA

As fotografias que se seguem são uma parte do que saiu no Boston. Fantásticas!
Clica para as veres melhor




quinta-feira, 11 de novembro de 2010

BOLHAS GIGANTES NA NOSSA GALÁXIA


O telescópio Fermi, isto é, o telescópio Espacial de Raios Gama Fermi, está em órbita desde 2008, encontra-se a 550 km de altura, com a missão de estudar as emissões de raios gama, uma radiação ionizante de alta energia, do universo.
As bolhas, que abrangem 50 mil anos-luz (distância percorrida pela luz em um ano no vácuo), podem ser resíduo da erupção de um buraco negro gigante no coração da galáxia.
Para os mais desatentos, a nossa galáxia chama-se VIA LÁCTEA.
Podem ler mais informação em: Imagens do universo. e na página da NASA

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

FIM DE SEMANA COM TREINO - RESOLUÇÃO 7º A



O resultado do FIM DE SEMANA COM TREINO - RESOLUÇÃO é muito maior do que aquilo que pensam. Verão ao longo do tempo. Faz bem à saúde e ficam mais magros!

domingo, 7 de novembro de 2010

HISTÓRIA DE PORTUGAL



Tenho tentado colocar no blogue quatro episódios sobre a história de Portugal que passaram na La2 em Espanha, realizados pelo mesmo canal, com o título " La raya quebrada".
La raya quebrada - fundação 24-01-2010
La Raya Quebrada (15/10/10)
La Raya Quebrada: Siglo XX; el retorno de los aliados. (22/10/10)
La raya quebrada: Siglo XX (29/10/10)

SAM O'HARE e o FESTIVAL DE COACHEBELLA VALLEY

Mais um vídeo em time-lapse,fazer fotografias com poucos segundos de diferença e depois juntá-las, e tilt shift (desfocar a objectiva), uma técnica que desfoca a parte superior e inferior do fotograma dando como resultado uma imagem como se fosse uma miniatura.
Sam O’Hare fez este vídeo com imagens do Festival de Música e Artes de Coachella Valley de 2010, um festival anual em Abril em Indio na Califórnia. A música é de Human

sábado, 6 de novembro de 2010

+ TRABALHO - CEF S/M

Click to get cool Animations for your MySpace profile
Sei que é Sábado e depois virá o Domingo e que não são dias de trabalho, mas infelizmente os tempos são de crise generalizada, e, para aqueles que fazem muitos fins-de-semana nada melhor do que sair da rotina e tentarem resolver esta FICHA DE TRABALHO

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

FIM DE SEMANA 7º A


A proposta é de um Fim de semana com treino. Faz bem ao corpo e à mente. Claro que alguns vão tentar fazer uma ou duas flexões, mas depois não ficam em forma.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Barranco de Abicheiros. Mogadouro. Portugal.



A palavra barranco tem vários significados,precipício; abismo; despenhadeiro; ravina, qualquer deles serve para identificar um "buraco" natural às vezes de difícil acesso. Este é um precipício que existe em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro e que um grupo de espanhóis praticantes de barranquismo, actividade que consiste na descida de pequenos e irregulares cursos de água, utilizando determinadas técnicas, entre as quais a natação em pequenas piscinas naturais, os saltos, os escorregas naturais ou inclusivamente a utilização de cordas e outros meios de segurança para descer paradisíacas cascatas, conforme os níveis de dificuldade, desceu e subiu.
O vídeo foi feito pelo grupo, e eu fui buscá-lo ao seu blogue XANKLETEANDO

HISPANIA

Esta é uma série da Antena3 espanhola sobre uma lenda. Os portugueses dizem que Viriato viveu nos Montes Hermínios,os Leoneses dizem que vivia no reino de Leão e tem mesmo uma estátua em Zamora. Coisas da História.Podes segui-la um pouco on-line.

AO TRABALHO! RESOLUÇÃO CEF S/M



Servir é muitas vezes um trabalho duro e perigoso, sobretudo quando não se está perante pessoas bem educadas. Nem sempre um sorriso basta, às vezes ficamos todos gelados..Devem pensar para que serve tudo o que aprendem, mas é difícil responder, por isso mais vale trabalhar agora e para resolver algumas dúvidas aqui está a RESOLUÇÃO

SEMPRE ALERTA! RESOLUÇÃO 7º A



Penso que tentaram resolver os exercícios Sempre Alerta! Aqui vai a resolução dos ditos. Devem analisar os erros e não só.

RAPTURE

Tom Lowe é um fotografo extraordinário que faz vídeos fantáticos em timelapse dos céus nocturnos. Mais uma vez, não nos desaponta. Aqui está o vídeo do dia: Rapture.


SEMPRE ALERTA! 7º A



O prometido é devido, embora com atraso. Devem tentar resolver estas questões. Penso que não deverão sentir dificuldades

AO TRABALHO! CEF S/M





Hoje é feriado mas amanhã é dia de teste e por isso cá vai o que sobrou da noite das bruxas.