sábado, 30 de abril de 2011

Arthur Benjamin e asmudanças no ensino da matemática

Esta conferência é de 2009 mas continua actual.
Pode-se accionar a tradução em português.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

PREPARAÇÃO PARA O 11 DE MAIO 8º A

Já chegámos e temos que entrar com muita velocidade. Não podemos descansar.Devem resolver esta série de exercícios do 7º e 8º anos.

domingo, 17 de abril de 2011

JOSÉ RENTES DE CARVALHO

Descobri-o há alguns anos com o seu romance, Ernestina. Fabuloso. Sigo-o diariamente no seu blogue,TEMPO CONTADO . Agora foi lançado outro romance, "La Coca".
Gostava de ler "De Portugal, a Flor e a Foice", os excertos abriram-me o apetite, mas não sei holandês...
Hoje vai estar no programa "Câmara Clara" na RTP2.
"O escritor transmontano, radicado em Amesterdão desde os anos 50. Um homem cujo pensamento e literatura é, há décadas, uma referência no Norte da Europa e que nós, os seus compatriotas, só descobrimos agora, 16 livros depois e quando ele já passa dos 80 anos. Um trasmontano poderoso, amigo de chamar as coisas pelos nomes. As holandesas e as portuguesas". Não vou perder.

The Mountain

Mais uma contribuição em timelapse feito por Terje Sorgjerd entre 4 e 11 de Abril de 2011 no vulcão Teide (3715m), na ilha de Tenerife, nas Canárias, um dos melhores lugares do mundo para observar as estrelas, juntamente com Atacama no Chile.Fabuloso!

domingo, 10 de abril de 2011

A ENERGIA DO FUTEBOL!

Para publicitar a sua plataforma de televisão Imagenio, Movistar, uma das operadoras espanholas, realizou o vídeo que se segue. Durante um jogo da liga espanhola no estádio do Bernabeu (Real Madrid – Málaga), colocaram-se no chão de uma das filas, uma série de placas piezoeléctricas, de tal forma que os movimentos dos espectadores gerassem electricidade, uns 8.400 watts por segundo. Ao mesmo tempo, em Patones de Arriba (Madrid), uma aldeia com poucos habitantes, foi instalado um ecrã gigante para os habitantes poderem ver o jogo. Tudo isto para transmitir uma ideia, “partilhar a energia que te dá o futebol”.

VALSA DAS MÁQUINAS

A música continua. Portugal é um país com têxteis de grande qualidade. O Minho, sobretudo o Vale do Ave, concentram um grande número de fábricas. Este vídeo realizado pelos brasileiros Grafikonstruct foi filmado na Paramount Textiles, uma empresa têxtil brasileira. A música é de Lucas Lima.

MUSICA E CIÊNCIA

Chegaram as férias da Páscoa e por isso nada como música para relaxar. Dois vídeos diferentes. O primeiro o Nocturne, opus 27 #2, piano solo de Chopin,acompanhado por um gráfico que mostra os intervalos tipo.

O segundo, imagens do telescópio Hubble acompanhadas da 7ª Sinfonia de Beethoven. As imagens devem ser vistas em ecrã máximo e máxima resolução possível. 7 minutos fabulosos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ViVA!

Estão a chegar as férias da Páscoa, andam todos preocupados com as "notas". Uns com as de euros, outras com outras, também importantes porque são o resultado do trabalho, ou da falta dele. Tal como as de euro. É a crise, dirá a maioria.
Lembrei-me de um tema famoso dos Supertramp, Crisis? What Crisis?, editado em 1975.

sábado, 2 de abril de 2011

LONDRES 1903


A música calma numa capital mexida. Esta era a vida quotidiana em Londres há más de cem anos. Reparem na enorme quantidade de publicidade que se vê nos transportes públicos. Este filme pertence ao British Film Institute.

A Terra


Imagens feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. A Spacerip fez um vídeo com paisagens terrestres impressionantes das fotografias tiradas pelo satélite. Muitas são conhecidas,mas a grande maioria não.
Até quando teremos esta Terra!