terça-feira, 25 de outubro de 2011

A CARTOGRAFIA DO ANTROPOCENO

O termo Antropoceno (do grego ἄνθρωπος anthropos, homem (humano)', e καινός, 'novo (kainos)') é usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta Terra. Ainda não há data de início precisa e oficialmente apontada, mas muitos consideram que começa no final do Século XVIII, quando as actividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima da Terra e no funcionamento dos seus ecossistemas. Esta data coincide com a invenção do Motor a vapor por James Watt em 1784. Outros cientistas consideram que o Antropoceno começa mais cedo, como por exemplo no advento da agricultura. Agora estamos no HOLOCENO.
As imagens realizadas pelo cientista canadiano Felix Pharand-Deschenes utilizando a informação gráfica proporcionada por diferentes satélites, instituições e agências num projeto que se chamou Uma cartografía do Antropoceno.
Para ver mais imagens ligação

Phantom Water Edit

Conjunto de filmagens, da beleza das ondas, realizadas pelo australiano Chris Bryan com uma câmara Phantom HD Gold. A ver em full screen.

SÓ PARA LEMBRAR! 9º A

Antes que arrefeçam, vale a pena LEMBRAR! que o teste está à porta.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

NÚMEROS RACIONAIS 8ºA



Mais uns exercícios de PREPARAÇÃO para o teste. Nunca é demais treinar e pensar!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MOINHOS DE VENTO

É uma curta metragem de animação mista realizada como trabalho de graduação na escola Georges Méliès com direcção de Guillaume Bergère, Guillaume Coudert, Maria Glinyanova, Bruno Guerra e Charlotte Jammet.

ISLÂNDIA - O SOL DA MEIA NOITE

Este lindíssimo time lapse foi fotografado pela ScientificFantastic em junho de 2011 na Islândia. A música é o tema The world is our de This Will Destroy You.
Não sei se existe o clube dos fãs da Islândia, mas se o criarem, cá estou eu.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

PROBABILIDADES 9º A

Só mais um esforço, vai valer a pena! Ficha de trabalho Probabilidades

O ABC da ASTRONOMIA

Estes dois vídeos pertencem à TVESCOLA do Brasil. São muito bons e devem ser vistos.



NÚMEROS RACIONAIS 8º A

Vamos lá resolver mais uns exercícios de NÚMEROS RACIONAIS

terça-feira, 11 de outubro de 2011

EM BUSCA DO UNIVERSO

Este é o vídeo com mais downloads, realizado pela Agência Espacial Europeia, apresenta as principais características e objectivos do AMS na sua busca do universo "oculto" além de apresentar diversos aspectos da física e da história da ciência.
Com a missão de detectar a matéria negra e responder a outras perguntas fundamentais sobre o nosso universo, engenheiros e cientistas de todo o mundo uniram-se para construir o Espectrómetro Magnético Alpha (AMS), que está instalado na Estação Espacial Internacional desde maio de 2011.

domingo, 9 de outubro de 2011

PROBABILIDADES 9º ANO

O tempo começa a apertar e este calor que se faz sentir não ajuda nada. Coloquei aqui uma série de exercícios cuja resolução virá depois. Primeiro tentar.HIPÓTESES ou PROBABILIDADES?

sábado, 8 de outubro de 2011

5ª Sinfonia de Beethoven+Mambo Nº.5

Os puristas que me desculpem, mas esta mistura feita pelo maestro japonês Akira Miyagawa é fabulosa.

Já agora, para os fãs dos METALLICA, a mesma sinfonia. Não tem vídeo, mas vale a pena ouvir.

TITÃ a cores

Europlanet outreach

Titã é um satélite fascinante. Tem uma atmosfera muito densa – algo insólito num corpo celeste pequeno – composta na sua maior parte, 94%, de nitrogénio o resto por hidrocarbonetos. Tem pouca luminosidade na superfície, lagos de metano liquido e chuva deste elemento cujas gotas poderiam ser de tamanho considerável, tem um ciclo completo de metano do mesmo modo que a Terra possui um ciclo de água. Na Wikipedia poderá saber-se mais.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ALMA

A primeira fotografia feita pelo super-telescópio ALMA, situado no deserto de Atacama, Chile.
Para saber mais visita a página da ESO, em português.

AS MAIS BELAS FOTOGRAFIAS DO ESPAÇO

O Hubble dá-nos imagens do espaço nunca antes imaginadas. Deixo aqui a amostra, o resto poderão ver aqui RTVE
O conjunto de galáxias Arp 273 captadas pelo Hubble encontra-se na constelaçãp de Andrómeda e tem esta particular forma de rosa cósmica.
O telescópio Fermi da NASA, um observatório espacial de raios gama,descubriu duas borbulhas colossais,situadas por cima e debaixo do centro da Via Láctea. Trata-se de uma estrutura desconhecida até agora.